malanje.gov.ao
 
Sociedade
03 Março de 2024 | 16h05

REFERÊNCIA DA IGREJA CATÓLICA A CAMINHO DOS 100 ANOS

Com 99 anos de idade completados no passado dia 1 de Março, Dom Alexandre do Nascimento, filho de Malanje, é curiosamente o mais velho Cardeal a nível mundial.

É também a maior referência da Igreja Católica Romana no país e até à data presente, o primeiro e único Cardeal de Angola.
Para celebração da abertura do Centenário desta referência, fiéis e crentes Malanjinos, deslocaram-se em massa, este domingo, 03 de Março, à Arquidiocese de Malanje.
Durante a Solene celebração eucarística, testemunhada pelo Governador Provincial de Malanje, Marcos Nhunga, acompanhado pelo Governador do Cuanza Norte, João Diogo Gaspar, respectivamente, o Arcebispo de Saurimo e Presidente da CEAST, Dom José Manuel Imbamba exaltou os feitos extraordinários desta figura icónica que fez parte da trajectória política de Angola sobre jugo colonial, marcada pela luta de libertação nacional.
Segundo Dom José Imbamba a tolerância e a união devem sempre prevalecer: " Somos todos irmãos. Convido a todos a fazerem arder o dom da solidariedade e da tolerância, a intensificarem a oração no seio das famílias e a preservarem os bons valores e boas referências do nosso povo que deve permanecer sempre unido”.
Na ocasião, Marcos Nhunga felicitou Dom Alexandre do Nascimento, desejando-lhe muita paz e saúde para continuar a sua admirável empreitada.
O Governante realçou também que irá continuar a trabalhar para a resolução dos problemas sociais que afligem a população Malanjina, em tempos bastante difíceis para toda a nação.
O momento Solene serviu também para o encerramento da primeira Assembleia Plenária Anual dos Bispos da Conferência Epicospal de Angola e S. Tomé (CEAST), que iniciou na quarta feira, 28, assim como abertura do Jubileu 2025, realizado a cada 25 anos.


Voltar

Canais de Atendimento

Você pode realizar manifestações nos seguintes canais