O acto formal presidido pela Secretária de Estado da Cultura Maria da Piedade de Jesus e pelo Governador Provincial de Malanje, Marcos Nhunga, decorreu hoje, sexta feira, 14, no Parque de Jogos Valódia e foi testemunhado por representantes dos
vários reinos existentes no país.
Durante a sua intervenção, o soberano do Reino do Ndongo e Matamba afirmou que pretende estabelecer uma relação de proximidade com as comunidades, promover o diálogo e erradicar conflitos, sejam eles de origem étnica, tribal, política ou social.
O novo Rei realçou ainda que pretende manter uma relação aberta com as instituições do governo que permita a resolução dos assuntos que afligem as comunidades ,com maior realce para as acessibilidades.
Destacou também as linhas de força do seu Reinado com ênfase para a assistência social às comunidades e o reforço da capacidade institucional do Reino.
Durante a cerimónia, o Governador Provincial, Marcos Nhunga, destacou a luta incansável das autoridades tradicionais na preservação dos valores e tradições locais, assim como a promoção da identidade nacional e património cultural.
"Almejamos também que a parceria entre o Reino e Estado ,em particular com o Governo Provincial de Malanje , se fortaleça cada vez mais , visando o desenvolvimento sustentável e a inclusão social das nossas comunidades" , referiu ainda Marcos Nhunga.
Natural da localidade de Quizela, Município de Cahombo, Diba Ngola Jungo, é uma o 45° Rei Ngola Kiluanje, em sucessão do Rei Buba Nvula Dala Mana, conhecido como Rei Cabombo, que faleceu aos 101 anos.