As diferentes manifestações espontâneas demonstradas pelos populares em vários pontos da província de Malanje, ilustram o sentimento que os malanjinos nutrem pelo Ex-Presidente, José Eduardo dos Santos, cujo anúncio da sua morte, ocorrido a 08 de Julho último, em Barcelona, deixou consternado o Governo Provincial de Malanje, que se curva ante a sua memória.
O Engenheiro José Eduardo dos Santos, desde muito cedo, dedicou-se à causa do povo angolano. Aos 19 anos de idade, envolveu-se na luta contra opressão colonial e por estes e outros factos será lembrado, entre os malanjinos de forma especial e angolanos de forma geral, como o Arquiteto da Paz, um bom patriota que, de uma forma peculiar, sempre soube passar aos angolanos uma mensagem de esperança e unidade nacional, mesmo quando tudo parecia difícil.
Nesta hora de dor e luto nacional, em nome dos membros do Governo Provincial de Malanje, da população de Malanje e em meu próprio, endereço à nação angolana, à família enlutada, os mais profundos sentimentos de pesar.