malanje.gov.ao
 
Agricultura
28 Abril de 2023 | 13h05

MALANJE CONTRIBUI COM 40% DO AÇÚCAR CONSUMIDO NO PAÍS

No âmbito do programa de aumento da produção nacional e substituição das importações, a província de Malanje contribui para o mercado nacional com 110 mil toneladas de açúcar, o que representa 40% do total consumido em todo país.

Os dados foram apresentados pelo Secretário de Estado da Agricultura, José Cunha, durante a abertura da safra 2023, na Companhia de Bioenergia de Angola (Biocom).
Segundo o responsável, este incremento na produção nacional faz com que o país poupe uma considerável quantidade de divisas que estão a ser canalizadas para outros fins.
Os indicadores do aumento futuro da produção de açúcar e consequente redução da importação, é a cifra esperada de 120 mil toneladas de açúcar durante a colheita hoje aberta, o que também representa um elevado índice de investimento e de desenvolvimento económico que o país vem atingindo, disse o responsável.
Por sua vez, o director geral da BIOCOM, Uirá Ribeiro disse que a fazenda encontra-se num período desafiador de produção, tendente a atingir cada vez mais o aumento da sua capacidade, para fazer face aos intentos do Estado angolano, sendo que é a única companhia do país que produz açúcar, etanol, álcool e energia limpa a partir da cana-de-açúcar.
Apar disso, vem também contribuindo com acções ligadas ao desenvolvimento dos sectores da educação, desporto, formação profissional e emprego, no âmbito das suas responsabilidade social, com realce para a população do município de Cacuso.


Voltar

Canais de Atendimento

Você pode realizar manifestações nos seguintes canais