A inauguração do estabelecimento de ensino com 20 salas de aula ,com capacidade para mais de mil alunos, dormitórios e equipado com material moderno para aulas
práticas, está enquadrada nas comemorações dos quarenta e nove anos da Independência Nacional.
O corte da fita inaugural coube à Ministra de Estado para a Área Social, Maria de Rosário Bragança.
A Ministra de Estado avançou que o empreendimento de ensino e aprendizagem representa um dos grandes ganhos da Independência Nacional, no que diz respeito à capacitação humana dos angolanos.
"Investir na educação técnica é preparar os jovens para um futuro de oportunidades e desenvolvimento, possibilitando o seu ingresso no mercado de trabalho e aportando valor para empresas e para a indústria.”
"É verdade que ainda temos desafios pela frente, mas esperamos que com muito trabalho num futuro a curto prazo, não tenhamos crianças e jovens que não tenham frequência escolar.” Acrescentou.
Já a Secretária de Estado para o Ensino Secundário, Soraya Kalongela, fez saber que o Ministério da Educação vai continuar a apostar na capacitação de professores e gestores para maior qualidade na formação dos alunos. Disse ainda que já está em curso o processo de orçamentação da instituição.
Por seu lado, o Director do gabinete Provincial da Educação , Manuel Osório, disse que além dos cursos já existentes, o Instituto Médio Politécnico José Eduardo Dos Santos, prevê ministrar também os cursos técnicos de Informática, Geologia e Minas, Máquinas e Motores, Mecânica, Energias Renováveis e Desenhador Projectista.