O compromisso foi reiterado pelo vice-governador de Malanje para o sector Político, Social e Económico, Franco Mufinda, durante o acto provincial alusivo ao Dia Nacional da Pessoa Idosa, assinado hoje, 30 de Novembro.
O
responsável apelou às famílias, no sentido de unirem sinergias em torno da valorização e amparo dos idosos, tendo em conta o contributo que estas prestaram para edificação do país.
Franco Mufinda aproveitou ainda a ocasião para assegurar, que estão criadas as condições de assistência médica e medicamentosa, assim como a alimentação no Lar da Maxinde, de modo a dar cada vez mais dignidade aos acolhidos.
Por sua vez, a Directora do Gabinete Provincial da Acção Social, Família e Igualdade do Género, Ema Massunga da Silva, sublinhou que o acto, para além da confraternização, serviu de reflexão sobre o papel do idoso na sociedade.
Disse ainda que, no âmbito da efeméride, estão previstas várias actividades com realce para palestras e Natal solidário.
Importa referir que na província de Malanje encontram-se assegurados 61 idosos, acolhidos em três lares.
O acto provincial do dia Nacional da Pessoa Idosa decorreu no Lar da Maxinde, sob o lema "Protecção Social, Garantia de Envelhecimento Saudável”.