malanje.gov.ao
Agricultura
11 Outubro de 2024 | 10h10

AGRICULTURA FAMILIAR GARANTE MAIS DE 80% DOS PRODUTOS QUE CHEGAM À MESA DOS MALANJINOS

Mais de Oitenta por cento dos alimentos consumidos em Malanje são produzidos pelo sector familiar, onde o papel da mulher rural é fundamental.

A informação foi avançada pelo Chefe de Departamento do Instituto de Desenvolvimento Agrário (IDA), Alcino Tito, durante o workshop alusivo a abertura da jornada da mulher rural, na manhã desta sexta-feira em Malanje.
Alcino Tito, na sua apresentação, destacou ainda a importância do apoio do Executivo ao sector familiar, através da mecanização agrícola e métodos de escoamente mais eficazes para que continuem a garantir a segurança alimentar na província de Malanje e no país em geral.
Durante o encontro, do qual fizeram parte mulheres das diversas comunidades rurais da província, o Delegado Provincial das Finanças, Ricardo Garcia, em representação do Governador Provincial de Malanje, Marcos Nhunga, falou sobre o contributo da mulher para o desenvolvimento sustentável da agricultura, assim como na preservação do ambiente e no bem estar das comunidades.
” Queremos ainda aqui reiterar o compromisso do Governo em continuar a apoiar a mulher camponesa, através do Programa Integrado de Desenvolvimento Local e Combate à Pobreza, promovendo a sua autonomia, educação profissional e suas iniciativas viradas ao empreendedorismo”. disse o representante.
Por seu lado, a Directora do Gabinete Provincial da Acção Social, Família e Igualdade de Género, Ema Massunga, disse que a jornada da mulher rural contará com diversas actividades e culminará com o acto comerativo ao dia internacional da mulher no meio rural no dia 15 do corrente mês.


Voltar

Canais de Atendimento

Você pode realizar manifestações nos seguintes canais