A nova Estação Sísmica do bairro da Catepa, cujo objectivo é detectar e registar toda a actividade sísmica na região, vai reforçar a rede de monitoramento ao nível do país.
A garantia foi dada pelo Secretário de Estado para as Telecomunicações e Tecnologias de Informação, Ângelo Buta João, durante a inauguração do equipamento, tendo destacado a importância estratégica da nova infraestrutura.
O responsável enfatizou que esta rede é uma necessidade estratégica para o país, pois, desempenha um papel fundamental para salvar vidas, sustentar a economia e fomentar o progresso científico e tecnológico.
Por sua vez, o Vice-governador para os Serviços Técnicos e Infraestrutura, Duarte Ginga, sublinhou que o projecto representa um passo firme na modernização e fortalecimento da rede sísmica a nível do país.
Com a nova Estação Sísmica da Catepa, o país passa a contar com 7 Estações sísmicas instaladas em seu território, marcando um avanço significativo na capacidade de observação e análise de actividade geológica.