• MINEA APRESENTA RESULTADOS PRELIMINARES DO CADASTRO DE RECURSOS HÍDRICOS NA BACIA DO CUANZA


    O Ministério da Energia e Águas (MINEA), através do Instituto Nacional de Recursos Hídricos (INRH), está a implementar o Cadastro Nacional de Recursos Hídricos (CNRH), uma iniciativa estratégica que visa mapear o uso da água no país para gestão sustentável, com foco na validação de dados junto das comunidades.
    O projecto abrange infra-estruturas de sectores como agricultura, energia, indústria, abastecimento de água, pesca e saneamento, todas com impacto na gestão sustentável dos recursos hídricos.
    Nesta quarta-feira, 18 de Junho, realizou-se um Workshop para apresentação dos Resultados Preliminares e para a Campanha de Mobilização das Partes Interessadas para a Recolha e Validação de Dados na Bacia Hidrográfica do Rio Cuanza.
    Durante o evento, Maida Gomes, Directora Geral-Adjunta para a Área Técnica do INRH, apresentou os objectivos do projecto, dentre os quais, o reforço das capacidades de mobilização junto dos utilizadores de recursos hídricos, bem como a promoção da articulação a nível central e local para garantir coerência e eficácia na recolha de dados.
    Maida Gomes referiu ainda que para o êxito do projecto é fundamental a colaboração das instituições, das comunidades, dos utilizadores e técnicos envolvidos.
    Já o Vice-governador para os Serviços Técnicos e Infra-estruturas, Duarte Ginga, apelou directamente à colaboração dos administradores municipais, autoridades tradicionais e a população local no acompanhamento da segunda fase de mobilização e cadastramento.
    Duarte Ginga relacionou também a iniciativa à problemática da escassez de água no sul do país, salientando ser importante prestar maior atenção aos recursos hídricos. "O Cadastro Nacional vai permitir conhecer melhor os recursos existentes na província e fazer uma gestão mais eficiente" rebateu.