Enfermeiros e técnicos de diagnóstico e terapêutica da província de Malanje vão participar de cursos de especialização, sem precisar sair da região.
As formações abrangem áreas como Saúde Materno-Infantil, Anestesia, Nefrologia, Ginecologia-Obstetrícia, Pediatria, Cirurgia, Saúde Comunitária, Farmácia, Anatomia Patológica, Fisioterapia, Saúde Pública, entre outras áreas, alinhadas às necessidades críticas do sistema nacional de saúde.
Segundo o coordenador do projecto, Job Monteiro, o foco será aumentar o número de profissionais especializados nas áreas de prevenção , diagnóstico e tratamento.
Durante um encontro com membros do Governo Provincial de Malanje nesta terça-feira, 12 de Agosto, o responsável destacou ainda que as condições técnicas e logísticas, tais como infra-estruturas e equipamentos hospitalares, estão a ser avaliados para garantir o arranque dos cursos já em Outubro.
O vice-governador para os Serviços Técnicos e Infraestruturas, Duarte Ginga, ressaltou que o impacto da iniciativa será sentido não apenas em Malanje, mas em todo o país, e assegurou apoio total do Governo Provincial para a execução do projecto a nível local.
A iniciativa do Ministério da Saúde, integra o Projecto de Formação de Recursos Humanos em Saúde, que visa especializar e capacitar cerca de 38 mil profissionais em todo o país , até 2028.