A província de Malanje realizou, nesta sexta-feira, 29, a primeira Conferência Provincial de Fisioterapia, promovida pela Associação Provincial dos Fisioterapeutas, reforçando o compromisso da província com a modernização dos serviços de saúde.
O encontro reuniu académicos, especialistas e profissionais da área, com o objectivo de reflectir sobre os desafios e perspectivas da fisioterapia em Angola, bem como reforçar a necessidade da expansão dos serviços, da valorização profissional e da inclusão efectiva da classe nas políticas públicas de saúde.
Durante a sua intervenção, a presidente da Associação Nacional de Fisioterapeutas de Angola (ANFA), Victória Fortunato, sublinhou que o evento representa mais do que um simples espaço de debate académico, constituindo-se como um passo estratégico para a consolidação e afirmação da fisioterapia, tanto a nível hospitalar como ambulatório.
Por sua vez, o Director do Gabinete Provincial da Saúde, José Ribeiro, destacou que a fisioterapia assume, actualmente, um papel fundamental na medicina moderna, contribuindo directamente para a recuperação funcional, autonomia e qualidade de vida dos cidadãos.
Entretanto, a presidente da Associação Provincial de Fisioterapia, Rosa António Neto, apresentou uma retrospectiva histórica da evolução da especialidade na província. Segundo explicou, até ao ano de 2008, Malanje não dispunha de serviços estruturados de fisioterapia, dependendo essencialmente de práticas empíricas e tradicionais.
De acordo com Rosa Neto, a transformação começou em 2009, graças à iniciativa da Dra. Lazinha Vera Cruz Fute, considerada pioneira da fisioterapia em Malanje, ao iniciar atendimentos no Hospital Geral de Malanje, apesar das limitações de espaço e da escassez de meios técnicos.
DE MÃOS DADAS, MALANJE QUE SONHAMOS É POSSÍVEL.