Mais de Quinhentas pessoas com idades igual e superior a dois anos, nas localidades de Ngando e Muyunga, no município de Cacuso, receberam o tratamento preventivo contra a cólera, domingo, 16 de Fevereiro, a fim de prevenir e evitar a propagação da doença.
A campanha foi coordenada pelo Vice-governador para o Sector Político, Social e Económico, Franco Mufinda, que apelou à população a cumprir com as medidas de prevenção estabelecidas pelos técnicos de saúde, de modo a evitar mais mortes e a propagação da doença.
“Em caso de sintomas como, diarreia e vômitos, o doente deve ser encaminhado imediatamente ao Centro de Saúde mais próximo”, alertou.
O Governante fez saber ainda, que a campanha será extensiva à outras localidades. As equipas técnicas continuarão com as campanhas de sensibilização e orientar a população a observar rigorosamente as medidas de protecção.
A Chefe de Departamento de Saúde Pública, Rosa Brandão, enfatizou ser importante a colaboração da população no cumprimento das medidas de prevenção, como manter a higiene, ferver água ou desinfectar com lixívia, lavar constantemente as mãos com água e sabão, para prevenir a doença.
Além do tratamento preventivo à população, o hospital municipal de Cacuso foi reforçado com alguns meios e medicamentos para acudir os casos de cólera naquela municipalidade.