Em 2024, a província de Malanje registou a entrada de 30.150 turistas, entre nacionais e estrangeiros. As autoridades locais querem transformar esse crescimento em oportunidades sustentáveis, reforçando infraestruturas, capacidade de alojamento e atracção de novos investimentos.
A intenção foi apresentada pelo Director do Gabinete Provincial da Cultura e Turismo, João Manuel, durante o sarau cultural realizado no Largo 4 de Fevereiro, nesta sexta-feira, 27 de Setembro, em alusão ao Dia Mundial do Turismo.
Na ocasião, o responsável sublinhou os esforços do Governo Provincial de Malanje para atrair parceiros e encorajar empresários do sector.
“Actualmente, a província conta com 50 unidades hoteleiras e mais de mil quartos, dos quais 4 hotéis e 46 assimilados, mas precisamos crescer para responder à procura e valorizar melhor os nossos cartões-postais, tais como as Quedas de Calandula, as Pedras Negras de Pungo Andongo e o Parque Nacional de Cangandala”, afirmou.
Comemorada este ano sob o lema “Turismo e Transformação Sustentável”, a efeméride reforçou a importância de aproveitar este potencial de forma responsável, destacando o sector como agente de mudança positiva, capaz de gerar emprego, dinamizar a economia local e valorizar o património natural e cultural da província.