Em meio à epidemia de cólera que se vive actualmente no país, a gestão adequada de resíduos sólidos e líquidos ,torna-se uma linha de defesa vital para evitar maior propagação da doença.
A afirmação foi feita pelo Secretário de Estado para a Acção Climática e Desenvolvimento Sustentável, Nascimento Soares, em representação da Ministra do Ambiente, Ana Paula de Carvalho Pereira, durante um seminário sobre Gestão Ambiental, que decorreu em Malanje , nesta Sexta feira, 25 de Abril.
Durante o encontro , Nascimento Soares afirmou que “ As queimadas, a poluição do solo, da água e do ar, o deficiente saneamento e a gestão inadequada de resíduos exige de todos uma acção firme, coordenada e urgente.”
O Responsável disse ainda que “ O surto de cólera apresenta-se como um enorme desafio, sendo um momento de alerta para que se faça uma leitura mais ampla sobre a estreita relação entre saúde e ambiente.”
Por sua vez, o Vice-Governador para o Sector Político, Social e Económico, Franco Mufinda, destacou que “ Nesta fase em que a província enfrenta a cólera , que já pode ser designada como epidemia, este seminário tem uma relevância ainda maior. “
O Governante acrescentou ainda que , integrar a dimensão ambiental nas políticas, economias e hábitos diários é fundamental para a erradicação da doença e outras problemáticas.
Na mesma linha, a Directora Provincial do Ambiente, Gestão de Resíduos e Serviços Comunitários, Jacinta Peres , defendeu que o seminário veio mostrar novas abordagens sobre o saneamento total liderado pelas comunidades, uma ferramenta poderosa adequada para cada contexto local.
Durante o evento, foram ainda entregues ao Governo Provincial de Malanje mais de 700 itens para limpeza e higienização para serem entregues às comunidades mais afectadas pela epidemia.