• ESTÁ CONCLUÍDO O PLANO DIRECTOR DE ABASTECIMENTO DE ÁGUA DE MALANJE


    A versão final do Plano Director de abastecimento de água e investimento de capital para daqui a 10 anos foi apresentado esta quarta-feira, 26, na cidade de Malanje e visa reforçar os sistemas de abastecimento já existentes e aumentar o número de ligações domiciliares.

    O plano está composto por quatro etapas que vão desde a avaliação da situação já existente, avaliação das fontes de água, avaliação das propostas e soluções e a etapa da elaboração do plano director e plano de investimento capital para daqui a dez anos.

    Segundo a Engenheira, Mpasi Vita Catiolo, em representação da Directora Nacional das águas, Elsa Ramos, o plano em referência consiste numa avalição técnica das condições em termos de abastecimento de água e saneamento.

    A Responsável acrescentou também que acções e custos associados à operação e manutenção das infraestruturas mereceram o devido tratamento neste planos director, tendo como princípio assegurar a exploração dos equipamentos e infraestruturas até ao limite da sua vida útil. Aspectos de sustentabilidade financeira mereceram igualmente o devido tratamento, bem como os aspectos institucionais, regulatórios e sociais.

    Por sua vez, o Vice-governador para os Serviços Técnicos e Infraestruturas, Duarte Ginga, reforçou que o plano é um instrumento estratégico que marcará um novo capítulo no desenvolvimento sustentável de Malanje. Além de melhorar o abastecimento de água vai igualmente assegurar que o sistema de saneamento básico seja eficaz, sustentável e adaptado às necessidades da população.

    O Governante garantiu ainda que o plano director foi elaborado com base nos estudos detalhados, consultas públicas envolvendo especialistas nacionais e internacionais, estabelecendo metas claras e viáveis para garantir o abastecimento de água potável e a melhoria das condições de saneamento.