Mais de 200 crianças de diversos estratos sociais, incluíndo lares de acolhimento, igrejas, escolas e comunidades de Malanje, celebraram o dia da Criança Africana neste domingo.
O evento, que contou com a presença de membros do Governo e da sociedade civil, foi marcado por apelos unânimes por maior protecção, acesso à saúde e à educação de qualidade.
O Vice-Governador para o Sector Político, Social e Económico, Franco Mufinda, destacou na ocasião, que o Governo tudo tem estado a fazer para garantir o cumprimento das diretrizes dos 11 compromissos para com a criança.
Por sua vez, a Madrinha das crianças de Malanje, Maria Nhunga, apelou directamente às famílias e encarregados de educação no sentido de oferecerem mais amor e atenção às crianças.
A Directora Provincial do Instituto Nacional da Criança (INAC) em Malanje, Sara Domingos, afirmou ser preocupante as dificuldades com que as crianças enfrentam no dia-a-dia, mas contudo, garantiu que o INAC trabalha em conjunto com à população e a sociedade civil para combater a violência doméstica e promover os direitos infantis.
-
CRIANÇAS EM MALANJE APELAM POR MAIS PROTECÇÃO, SAÚDE E EDUCAÇÃO