• 1ª CONFERÊNCIA PROVINCIAL SOBRE OS DIREITOS DAS PESSOAS COM DEFICIÊNCIA REÚNE ESPECIALISTAS E PROMOVE DEBATE SOBRE INCLUSÃO E ACESSIBILIDADE


    O acesso a educação, saúde, acessibilidade, Políticas públicas, emprego, acesso a crédito, à justiça e outros direitos, foram temas debatidos esta quarta-feira, 26, em Malanje, durante a 1ª Conferência Provincial sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência, tendo como objectivo a inclusão e garantia dos direitos desta franja da sociedade.

    Ao proceder a abertura do evento, o Vice Governador para o Sector Político, Social e Económico, Franco Mufinda, destacou a importância de se criar uma sociedade mais inclusiva e garantir que as pessoas com deficiência tenham os seus direitos respeitados.

    “ Esta Conferência é um passo fundamental para ouvirmos as vozes daqueles que muitas vezes são marginalizados e para retirarmos daqui contributos que ajudem a transformar a sua realidade. inclusão não se trata apenas de oferecer direitos legais ou bens materiais, mas de transformar mentalidades”, afirmou.

    Já a Directora do Gabinete Provincial da Acção Social, Família e Igualdade do Género, Ema Massunga, avançou que existem na província pouco mais de 1200 pessoas com deficiência.

    Ema Massunga destacou ainda que a iniciativa visa reforçar a importância da sensibilização da população sobre os direitos das pessoas portadoras de deficiência, para que se construa uma sociedade mais justa.

    Angola é signatária da Convenção das Nações Unidas sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência e tem leis nacionais que visam proteger os direitos desta franja no que concerne o respeito pela diferença e aceitação das pessoas com deficiência, Igualdade de oportunidades, inclusão na comunidade e outros.