malanje.gov.ao
Agricultura
15 Junho de 2024 | 17h06

MALANJE PODE FIGURAR ENTRE OS MAIORES PRODUTORES DE CAFÉ DO PAÍS

A província de Malanje pode figurar, a par das províncias do Uíge e Cuanza Sul, na lista dos maiores produtores de café do país, segundo o Secretário de Estado da Agricultura e Florestas, Castro Camarada.

Falando na abertura da Campanha Nacional de Colheita de Café, o Secretário de Estado reconheceu o potencial da província neste segmento, dado o seu clima e solo adaptável a qualquer cultura.
Sublinhou que o café constitui uma das prioridades do Ministério da Agricultura e Florestas (MINGRIF), tendo por isso convidado investidores privados a apostar nesta cadeia de valores.
Castro Camarada defendeu a extensão do período de carência dos empréstimos bancários aos cafeicultores, com vista a alavancar a produção desta cultura no país.
Por sua vez, o Vice-governador de Malanje para o Sector Político, Social e Económico, Franco Mufinda, apelou à organização dos produtores do sector familiar em associações e cooperativas, de modo a estarem aptos para os programas de financiamento.
Para o Administrador Municipal Adjunto para a Área Financeira e Orçamental de Calandula, Kita Ferreira, os 267 produtores de café catalogados a nível da circunscrição, podem superar as 21 toneladas produzidas anualmente, com os devidos apoios.
O Acto Nacional de Lançamento da Campanha de Colheita do Café decorreu no município de Calandula, na fazenda VÍCTOR, especializada na produção de café.
No final, foram entregues sementes e inputs ao proprietário da fazenda e demais cafeicultores do município, com vista a alavancar a produção na região.
Angola controla um total de 17 mil cafeicultores, 90% dos quais pequenos produtores.
A produção anual do país desta cultura está estimada em 6 mil e 500 toneladas, numa área de 36 mil hectares. Parte do café é exportado para diversos países.


Voltar

Canais de Atendimento

Você pode realizar manifestações nos seguintes canais