malanje.gov.ao
Agricultura
18 Outubro de 2024 | 15h11

MALANJE LIDERA A PRODUÇÃO DE BATATA RENA A NÍVEL DO PAÍS

Mais de trinta mil toneladas de batata rena estão a ser colhidas na fazenda Lutete, no município de Cacuso. Com a preparação de 500 hectares para plantação de batata, a empresa almeja colher aproximadamente 60 tonelas por hectare.

A informação foi avançada esta sexta-feira, 18, pela gerente da empresa Marciris, Sónia Lion, durante o arranque da camapanha de colheita da batata rena na localidade.
A responsável disse ainda que a produção é de grande qualidade e vai abastecer a província e outros pontos do país. O projecto criou 250 postos de trabalhos, a maioria jovens da província de Malanje.
O Governador Provincial de Malanje, Marcos Nhunga, mostrou-se satisfeito com os resultados que testemunhou, tendo dito que é preciso ter tecnologia e quadros capazes para aumentar a produção e a produtividade.
Marcos Nhunga ressaltou também o compromisso que o Executivo tem com a população malanjina em aumentar a produção local e a nível do país.
O governador reafirmou que Malanje tem tudo para a prática da agricultura e voltou apelar aos investidores que o governo tem muitos espaços para ceder a quem quer apostar na agricultura empresarial.
Por seu lado, o Ministro da Agricultura e Florestas, António Francisco de Assis, defendeu ser necessário haver ligação do sector público e privado para que se obtenha resultados positivos.
António de Assis referiu ainda que foi algo inédito o que presenciou. Segundo o governante, nunca houve em Angola uma empresa que produzisse batata com o rendimento daquela dimensão.
" Tudo isso é fruto de muito esforço, é o resultado da ciência e da tecnologia que está sendo empreendido na produção. Se melhorarmos a técnica e as variedades, rapidamente conseguiremos obter a auto-suficiência e talvez já não seja mais necessário fazer a importação da batata rena”disse.


Voltar

Canais de Atendimento

Você pode realizar manifestações nos seguintes canais